Fisioterapia, Lesões, Saúde

Fisioterapia não é só “choquinho”!!

Olá pipow!!

Esse post pode parecer um desabafo, mas acredito que também tem conteúdo. Muitas pessoas falam mal da fisioterapia simplesmente por falta de informação, então aí vai, informação para vocês.

Você provavelmente já ouviu alguém falando que fisioterapia não funciona, que é só “choquinho” e que não vale a pena fazer. Bom, tenho que dizer que muitas vezes não vale a pena mesmo. Mas vamos colocar os pingos nos “Is”.

Fisioterapia é ciência que trata e previne. Não é garantia de cura, assim como nenhum outro tratamento é. Qualquer terapia que tente interferir no organismo conta com tantas variáveis que seria impossível classificá-las como funciona ou não funciona. A variável mais difícil e imprevisível se chama Individualidade de Organismos. Dito isso já dá para entender o tamanho do problema né?

Outro fator que temos que levar em consideração: qualquer tratamento tem dois grandes responsáveis – o profissional de saúde e o paciente. Sim meus caros. Não dá para delegar sua saúde completamente na mão de outra pessoa. Você tem que fazer sua parte e o que eu mais vejo é gente que não está nem um pouco a fim disso. Acreditam que pagando bem podem delegar 100% da saúde a um terceiro. Para vocês que acreditam nisso mais uma informação – o paciente tem a maior parcela de responsabilidade no tratamento, se você não fizer sua parte não tem Grey’s Anatomy  que te ajude.

Mais uma coisa que temos que pesar nessa balança é o sistema de saúde no qual estamos inseridos. Anteriormente citei a individualidade dos seres, mesmo que duas pessoas tenham a mesma patologia ou lesão cada uma vai evoluir de um jeito. Até mesmo os protocolos trazem variações como por exemplo, “recuperação de 4 a 6 meses”,isso porque é impossível colocar todo mundo dentro de uma caixa. Dito isso voltamos a nosso sistema de saúde. E não, nosso sistema não considera essa individualidade. Para fazer o “business” dar certo as pessoas devem seguir um padrão e aí eu te pergunto,  10 sessões de fisioterapia é suficiente para todo mundo? Você já deve conseguir responder né? Não pipow, não só não é suficiente como não faz sentido nenhum tentar padronizar isso, mas acontece, sistema é sistema, e quem leva a culpa é o profissional. Paciência.

Fechando o post digo, se o paciente não está satisfeito pode ter certeza que o profissional também não está. Ter uma instrução de alto nível e sentir-se limitado é no mínimo desconfortável. A fisioterapia é gigante! Pode atuar em todas as esferas da saúde. Acredito que é uma das profissões que mais trabalha o lado preventivo e educativo. Tem autoridade, ciência e recursos. Não deixe que sua falta de informação te leve a pensar diferente disso. Eu também não concordo com o sistema, mas culpar a profissão não faz sentido.

Quer ser acompanhado por um profissional que te mostre tudo isso? Tem vários no mercado! E pode ter certeza que com esses sua sessão não será apenas “choquinho”.

Abaixo tem um vídeo leve e simples que postei no YouTube de um atendimento onde eu fui a paciente. Dá uma olhada nos recursos que o profissional usou comigo. Abraços e até o próximo post!

 

Marina Muller