Capoeira, Fisioterapia, Saúde

Esse movimento é ASSIM e PRONTO!!

Eu sempre entendi o motivo das regras existirem. Aliás eu até gosto delas! Vamos combinar né? Elas facilitam muito nossa vida. Por mais que algumas pessoas tenham problemas com a existência das regras são elas que permitem a convivência de um grupo, de uma comunidade. Elas facilitam nossas escolhas e mostram o caminho “correto”.

Mas e quando as regras, que deveriam ajudar, acabam limitando? Pois é. Eu, que adoro regras, entendi que no universo da saúde é bem complicado aplicá-las. A chance de limitação é enorme.

A saúde é um universo multifatorial e complexo. Você tenta criar uma regra para facilitar sua vida mas tem que lembrar de mil exceções para poder aplicá-la de maneira justa.

Entender isso me fez perceber que as regras funcionam para organizar diversas entidades, mas não todas; que as regras ajudam mas também podem oprimir; que seguir regras é importante mas que questionar também é. Afinal, o que seria da ciência sem o questionamento?

Quanto ao movimento, aquilo que eu mais gosto de estudar, já posso dizer que não existem regras. Ainda não conseguimos formatar nada que seja minimamente justo. Não existe jeito certo ou errado de se movimentar, de sentar, de dormir. Até agora só sabemos da importância de se movimentar. Sendo assim, não se preocupe tanto com o “como”, apenas movimente-se. E quando o “como” aparecer, eu te aviso!

Abraços
Marina Muller